Graduação em

Ciências Aeronáuticas


Tipo:
Bacharelado
Duração:
3 anos
Cidade:
Bauru

Sobre o curso

O curso de Bacharelado em Ciências Aeronáuticas da ITE foi autorizado a funcionar por intermédio da Portaria MEC nº 3.970, de 18 de dezembro de 2003, publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 23 de dezembro de 2003, inicialmente a ser ministrado na Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru, mantida pela ITE – Instituição Toledo de Ensino, através de Decreto Federal expedido pelo Ministério da Educação (MEC).

O reconhecimento do curso de Bacharelado em Ciências Aeronáuticas ocorreu por meio da Portaria nº 384 de 19 de março de 2009, publicado no Diário Oficial da Uniãporo (DOU) em 20 de março de 2009. Posteriormente a Faculdade de Ciências Econômicas foi credenciada a transformar-se em Centro Universitário de Bauru (CEUB) pela Portaria nº 1.211, de 4 de outubro de 2010.

Pioneira na graduação de Bacharelado em Ciências Aeronáuticas no interior do Estado de São Paulo, o curso destina-se à preparação de profissionais que desejam ingressar na aviação, tendo seu conteúdo programático voltado para a formação de pilotos com amplo conhecimento técnico a respeito das aeronaves, além de conhecimentos na área administrativa, o que permite ao acadêmico desenvolver a capacidade de gerenciar empresas, atuando no transporte aéreo nacional quanto no internacional.

Para tanto, a ITE investiu na construção de laboratórios, bem como na aquisição de simuladores de voo, que alicerçados à alta competência do corpo docente, com vasta experiência junto ao mercado de trabalho, imprimem ao curso uma qualidade ímpar. Existe a possibilidade de utilizar o FIES.

IES mantém informações atualizadas sobre suas atividades acadêmicas de forma virtual, com espaços para publicações, consulta e reserva nos acervos das bibliotecas, possui ainda, possibilidade de verificação dos resultados das avaliações, acompanhamento da frequência e solicitação de serviços em geral, pelo sistema “TAC”-Terminal Acadêmico de Consulta. Configura-se também, possibilidade dos discentes terem acesso aos materiais, textos e outras comunicações, disponibilizadas pelos docentes no link de relacionamento.

No site o aluno encontra a matriz curricular, horário de aulas, calendário letivo anual, período de provas, programação das atividades complementares e de extensão, dos programas de Pesquisa e Iniciação Científica, informações sobre disciplinas e docentes, Regulamento de Atividades Complementares, Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso, Regimento interno, Estatuto, Projeto Pedagógico do Curso, Portarias, etc. Essas informações estão dispostas de forma intuitiva e abertas a todos os acadêmicos em geral.

Recentemente foi realizada uma avaliação in loco do curso, feita por especialistas indicados pelo MEC, para fins de renovação de reconhecimento, que ocorreu entre os dias 01 a 04 de março de 2015, e conforme o Relatório de Avaliação apresentado, obteve um CONCEITO FINAL 4 (Quatro).

Etapas, Requisitos e Prazos para Habilitação como Piloto

O aluno será preparado para concluir o curso de Bacharelado em Ciências Aeronáuticas com a habilitação de piloto, devendo cumprir os prazos e requisitos exigidos pela ANAC, sendo inicialmente encaminhado a realização do CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de 1ª Classe em uma das entidades credenciadas pela ANAC para fazer os exames clínicos, psiquiátricos e psicotécnicos. Estando apto será preparado teoricamente no decorrer das aulas do primeiro semestre para prestar a prova de Piloto Privado em uma das unidades da ANAC, sendo aprovado, estará apto a iniciar as aulas práticas de voo. Ao Concluir esta etapa, iniciará o curso teórico de Piloto Comercial. Caso o aluno não tenha os requisitos necessários para efetuar sua matricula nos cursos teóricos junto a ANAC, o mesmo não será possível efetuar a matrícula ao concluir a graduação. Para concluir o curso de Bacharelado em Ciências Aeronáuticas não é exigida nenhuma habilitação de piloto.

Aulas Práticas de Voo

Para obter a licença de Piloto Privado (PP), o aluno deverá voar aproximadamente 40 horas e para obter a licença de Piloto Comercial (PC) são necessárias 150 horas de voo; o treinamento prático de voo deverá ser realizado em aeroclubes ou escola de aviação, que são homologadas e fiscalizadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), de escolha do aluno, e suas despesas deverão ser pagas diretamente a entidade escolhida.

Mercado de Trabalho

Ao concluir o curso, o acadêmico deverá estar apto a exercer as funções de comandante de aeronaves, para a qual tenha direcionado a sua habilitação aeronáutica, com atividades de pilotagens que poderão ser desenvolvidas na aviação comercial (empresas aéreas), aviação geral (instrutor de voo, freelance, táxi aéreo), aviação executiva (piloto particular), aviação desportiva (recreio, lazer), aviação agrícola (pulverização), além de ter um amplo conhecimento nas áreas gerenciais, podendo também atuar nas funções administrativas.

Atividades Complementares e extensão

Participação nos principais eventos aeronáuticos; Visitas técnicas a empresas aéreas e de manutenção aeronáutica, nas Escolas de Aviação e Aeroclubes, nos Aeroportos; nas Estações Meteorológicas, etc.. Participação nos Projetos de extensão com a comunidade interna e externa. Projetos de Iniciação Científica e Ciências Sem Fronteiras. Projeto extracurricular: construção de réplicas/maquetes históricas, como: Demoiselle – Jahú – 14 Bis; construção do túnel de vento para experiências aerodinâmicas e outros projetos.

Estrutura do curso

A estrutura oferecida aos alunos do Centro Universitário de Bauru é de excelente qualidade, com salas climatizadas, com multimídia (Datashow), cadeiras estofadas, quadro verde com visão panorâmica, conexão wifi em todo o campus.

Disponibiliza ainda sete laboratórios de informática, todos com acesso à internet e impressão de documentos, sendo um deles especificamente adequado para os alunos do curso de Ciências Aeronáuticas, com software de treinamento de voo virtual (Flight Simulator), GPS/FMS, comunicação bilateral (team speak), fraseologia nacional e internacional, etc.

Simuladores para treinamento de voo por instrumentos, e para operação e aperfeiçoamento de voo em aeronaves a jato, com equipamentos similares das aeronaves e com monitores de TV de 42” para fácil visualização.

Possui laboratório de mecânica e motores, onde são disponibilizadas diversas peças de aeronaves, como um motor 6 cilindros de avião em corte, motor Rotax, hélice, motor 2 tempos em corte, trem de pouso, bielas, mancais, magnetos, cabos e velas, cilindros, pistões, eixos de ressalto, válvulas de admissão e escapamento, mangueiras, etc.

Possui ainda, laboratório de física, onde são disponibilizados experimentos que trabalham com cinemática, dinâmica, ótica, eletrostáticas, eletrodinâmica e magnetismo.

Portaria que disciplina oferecimento das disciplinas ELETIVAS da matriz curricular

Portaria 1

Portaria 2

Portaria Trabalho de conclusão de curso. clique aqui.

Contatos

Bauru
Telefone: (14) 2107-5043 - Celular/WhatsApp: (14) 99745-4417
Facebook: @itecienciasaeronauticas/
E-mail: coord.cursos@ite.edu.br / aeronautica@ite.edu.br


Matriz Curricular

1º Termo
Comunicação Empresarial I
Conhecimentos Técnicos de Aeronaves I
Eletiva I 
Física Aplicada I
Ingles Técnico I
Introdução à Aviação
Meteorologia Aplicada a Aviação I
Navegação Aérea I
Regulamentos de Tráfego Aéreo I
Segurança Operacional I
Teoria de Vôo de Aeronaves I
2º Termo
Aviação Civil
Comunicação Empresarial II
Conhecimentos Técnicos de Aeronaves II
Eletiva II 
Fisica Aplicada II
Ingles Técnico II
Meteorologia Aplicada a Aviação II
Navegação Aérea II
Regulamentos de Tráfego Aéreo II
Segurança Operacional II
Teoria de Vôo de Aeronaves II
Tópicos de Matemática
3º Termo
Aerodinâmica, Peso e Balanceamento I
Eletiva III 
Gerenciamento da Manutenção de Aeronaves I
Inglês Técnico III
Jet Training I
Laboratório de Fraseologia I
Legislação Aeronáutica I
Psicologia Aplicada
Segurança Operacional III
Tópicos Avançados de Aviação I
4º Termo
ATA - Aeronaves Tecnicamente Avançadas
Aviônica Avançada - GPS - Garmim 1000
Eletiva IV 
Elaboração e Tecnicas de Pesquisa
Gerenciamento de Recursos de Companhia (CRM)
Inglês Técnico IV
Jet Training II
Marketing
PBN - Performance Baseada em Navegação
Tópicos Avançados de Aviação II
5º Termo
Aerodinâmica, Peso e Balanceamento II
Controle de Tráfego Aéreo I
Eletiva V
Eletiva VI 
Laboratório de Fraseologia II
Gestão de Negócios Aeronáuticos I
Inglês Técnico V
Logística do Transporte Aéreo e Infraestrutura Aeroportuária I
Segurança Operacional IV
Tecnologia da Informação I
Treinamento em Voo Virtual I
6º Termo
Controle de Tráfego Aéreo II
Eletiva VII 
Filosofia e Ética
Gerenciamento da Manutenção de Aeronaves II
Gestão de Negócios Aeronáuticos II
Inglês Técnico VI
Legislação Aeronáutica II
Logística do Transporte Aéreo e Infraestrutura Aeroportuária II
Segurança Operacional V
Tecnologia da Informação II
Treinamento em Voo Virtual II

*Atividades Complementares
*Trabalho de Conclusão de Curso
* DE ACORDO COM REGULAMENTO PRÓPRIO

Plantão Docentes

Docentes

Nome do Docente
Titulação
Regime Trabalho
Edson Kiyotaka Yeiri Mitsuya (Coordenador do Curso)
Mestre
Integral
Adriana Marli Bastos Dias Costa
Especialista
Parcial
Alexandre Luiz Fantin Carreira
Doutor
Parcial
Amel Sayed El Attar
Especialista
Parcial
Audrey do Nascimento Sabbatini Martins
Mestre
Parcial
Emílio Donizete Primolan
Doutor
Integral
Fabio Garcia Gatti
Doutor
Horista
Ivone Aparecida Lucas
Especialista
Integral
Luiz Bertonha Junior
Especialista
Parcial
Murilo Prado de Mello
Especialista
Parcial
Paulo Sérgio Rosalin Moreno
Mestre
Integral
Roberval Modesto da Cunha
Mestre
Parcial
Rogério Ribeiro Cardozo
Especialista
Integral
Silvio Luiz Frank
Mestre
Parcial

PPC

Estatuto CEUB

Trabalho de Conclusão


Avaliações do MEC/ANAC

CEUB - Centro Universitário de Bauru

IGC – 4 (2015)

Enade
Administração – 3
Direito – 3
Economia – 3
Contábeis – 4
Serviço Social – 3
Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 4
Sistemas de Informação – 4


Parcerias/Convênios

CONVENIOS
% Desconto
AEROCLUBE IBITINGA
10%
AEROCLUBE ITÁPOLIS
10%
AEROCLUBE MARÍLIA

AEROCLUBE PENÁPOLIS
8%
AEROCLUBE PIRASSUNUNGA
10%
EJ
10%
AEROCLUBE DE RIO CLARO
5%
FENIX ESCOLA DE AVIAÇÃO
10%

Escolas de Aviação e Aeroclubes

Apostilas/Textos