Controladoria e Finanças Empresariais - Instituição Toledo de Ensino

Pós-Graduação

Controladoria e Finanças Empresariais


Tipo:
MBA/Especialização
Duração:
2 anos
Cidade:
Bauru e Botucatu

Bauru

Coordenação Acadêmica

Ms. Roberval Modesto da Cunha.

Duração 

360 horas/aula.

Início das aulas 

02 de março de 2018.

Horários das aulas

Sábados, das 8h às 16h.

Objetivos

Ampliar a atuação profissional de executivos financeiros e controllers em mercados cada vez mais globalizados e competitivos, enfatizando novas formas de gestão, visão estratégica e técnicas gerenciais, para garantir tomada de decisão, principalmente na gestão contábil das organizações, com eficácia, habilidade e competência.

Proposta do Curso

Formação abrangente e generalista, para enfrentar novos desafios, tanto na área contábil e econômica, assim como em: gestão de controladoria, finanças, mercado financeiro, planejamento contábil e tributário, controle orçamentário e projetos de investimentos.

Público Alvo

Profissionais de nível superior que necessitam de conhecimentos diferenciados aplicados à Controladoria, Finanças e Valuation, assim como, buscando capacitação na área financeira, orçamentária, Contábil, Controles internos e na área Tributária, ou ainda, que estejam se preparando para assumir posições gerenciais e estratégicas para gestão dos recursos nas organizações.

Mercado de Trabalho

Propõe a formação de profissional que reúna as competências para gerir o processo de levantamento, mensuração e análise dos dados, permitindo-lhe interpretar e transformar informações úteis para tomada de decisão. Inclusive podendo atuar nas diversas funções da gestão organizacional e docência no ensino superior.

Atividade Curricular

As aulas dos módulos são totalmente presenciais, visando vivência prática interdisciplinar. O TCC com objetivo de possibilitar o aprimoramento dos estudos desenvolvidos entre as diversas áreas do conhecimento e do ambiente organizacional, assim como conferir uma sustentação e embasamento na estrutura de uma pesquisa teórico-prática, poderá ser desenvolvido em duas modalidades: Artigo Cientifico ou Plano de Negócio

Reserva de direito

Reserva-se se o direito de não iniciar o curso se constatada inviabilidade financeira (mínimo 30 inscritos).

Investimento

R$7.578,00 (sete mil quinhentos e setenta e oito reais).
18 parcelas mensais de R$ 421,00 (quatrocentos e vinte e um reais).
A primeira parcela será devida em 05 de março de 2018, boleto a ser enviado via Correios.
As demais parcelas vencerão no dia 5 de cada um dos meses subseqüentes.

A título de bônus por antecipação de pagamento, o valor das parcelas será decrescido de 5% (cinco por cento), desde que a quitação da parcela ocorra até o dia 2 (dois) do mês do seu vencimento.

Após o vencimento, multa de 2% (dois por cento) + juros de mora de 1% (um por cento) ao mês.

Bônus financeiros 

Diplomados pela ITE: PROSEMPRE (clique aqui).
Grupos de alunos de uma mesma empresa: PROEMPRESA (clique aqui).

Disciplinas

  • Análise de Cenários e Indicadores Econômicos e Financeiros 
    • Análise Financeira 
    • Auditoria Avançada - Avaliação de Empresas - Valuation • Consultoria Empresarial 
    • Contabilidade Financeira e Gerencial 
    • Contabilidade de Receitas, Contingências e Grupos Empresariais 
    • Estrutura Orçamentária e Controle 
    • Finanças Corporativas 
    • Fundamentos de Finanças e Análise de Investimentos 
    • Gestão de Custos e Precificação 
    • Gestão de Marketing 
    • Gestão de Projetos e Inovação 
    • Gestão Estratégica 
    • Gestão Tributária 
    • Instrumentos de Gestão de Controladoria 
    • Linguagem e Comunicação Empresarial 
    • Mercado de Capitais e Investimentos Inteligentes 
    • Perícia Econômica e Contábil 
    • Práticas para Análise de Fluxo de Dados 
    • Métodos e Técnicas de Pesquisa – conforme modalidade 
    • Orientação e Acompanhamento do Projeto de Pesquisa 
    • *Trabalho de Conclusão de Curso.

Corpo Docente

*Corpo docente sujeito a alterações

Adriana Marli Bastos Dias Costa
Possui especialização em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (1997) e graduação em Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993). Atualmente é professora do Centro Universitário de Bauru - ITE nas disciplinas Fundamentos de Marketing, Pesquisa e Análise de Mercado, Gestão Estratégica e Tópicos Avançados de Marketing. Atua profissionalmente como consultora empresarial nas áreas de acesso a mercado e acompanhamento mercadológico. Tem experiência em Marketing e Comunicação.

Adriano Fabri
Economista há 18 anos e pós-graduado em administração de empresas pela FAAP. Consultor Empresarial há 14 anos, trabalhou em importantes instituições como SEBRAE e FIESP e, atualmente, diretor e consultor da ADRIANO FABRI & CONSULTORES ASSOCIADOS, onde já realizou mais de 190 trabalhos de consultorias e é referência no desenvolvimento empresarial e humano. Docente há 18 anos na Instituição Toledo de Ensino e palestrante mais de 14 anos.

Audrey Do Nascimento Sabbatini Martins
Mestre em Comunicação pela UNIMAR e Graduada em Letras pela USC, experiência na área de comunicação empresarial e linguística. Atualmente é docente titular na Faculdade Iteana de Botucatu e do Centro Universitário de Bauru, ambos mantido pela Instituição Toledo de Ensino. Supervisora do Núcleo de Iniciação Científica do Centro Universitário de Bauru.

Bruno Henrique Lucon
Mestrando em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FECAP, MBA em Gestão Tributária - FUNDACE - FEA/RP e possui graduação em Ciências Contábeis - Instituição Toledo de Ensino (2009). Atualmente é sócio da Mathesis Assessoria e Consultoria Empresarial Ltda., professor da disciplina de Gestão Tributária no MBA em Controladoria e Finanças pelo Núcleo de Pós Graduação do Centro Universitário ITE e professor da graduação no Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário ITE. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis e Contabilidade Tributária.

Camila Roberta Muniz Serra Pinheiro
Mestre em Engenharia de Produção (FEB/UNESP). Graduada em Serviço Social (ITE Bauru), pós-graduada em Gestão Empresarial (ITE Bauru e pós-graduada em Docência do Ensino Superior (Senac São Paulo). Intercâmbio em Empreendedorismo realizado na Babson College (Boston, USA). Docente no Senac Bauru e no Centro Universitário de Bauru (ITE), ministrando disciplinas sobre Empreendedorismo, Gestão de Pessoas e Gestão de Projetos. Desenvolve ações voltadas ao empreendedorismo para professores e alunos. Empreendedora cultural, oferecendo cursos customizados de violão popular.

Carlos Roberto Sette
Possui graduação em Ciências Econômicas - Faculdades Metropolitanas Unidas (1972) e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é diretor – CRS - Consultoria Negócios e Treinamento SC Ltda, professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Qualidade e na Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de recursos humanos, gestão do conhecimento, gestão da informação, gestão estratégica, contabilidade e gestão da qualidade. Registro CORECON nº 25427.

Dércio Júlio Terrabuio Júnior
Mestre em Engenharia de Transportes – área: Planejamento e Operações em Sistemas de Transportes, pela USP/São Carlos, Especialista em Administração de Empresas pela FAAP e Graduado em Ciências Econômicas. Atua como consultor econômico-financeiro mais de 15 anos.

Flávio Mangili Ferreira
Graduação em Ciências Contábeis (Instituição Toledo de Ensino, 1998) e graduação em Tecnologia Mecânica (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 1992). Especialista em Gestão Empresarial (Instituição Toledo de Ensino, 2003). Mestre em Engenharia de Produção (Faculdade de Engenharia de Bauru da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2011). Professor em cursos de graduação e professor coordenador de cursos de Pós-graduação do Senac Bauru - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP. Professor do curso de Graduação de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Bauru mantido pela Instituição Toledo de Ensino, desde 2013.

Liandro Fabri
Possui graduação em Administração de Empresas - Instituição Toledo de Ensino (2005), MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria - Fundação Getúlio Vargas (2010). Atualmente é consultor de finanças e custos - ADRIANO FABRI CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL LTDA.. Tem experiência em análise econômica e financeira, técnicas de Valorização de Empresa e Plano de Negócios.

Luiz Bertonha Junior 
MBA em Marketing pelo Instituição Toledo de Ensino(2005).
Especialização em Gestão Empresarial. Instituição Toledo de Ensino, ITE.
Graduação em Ciências Aeronáuticas. Instituição Toledo de Ensino, ITE.
Graduação em Análise de Sistemas. Universidade do Sagrado Coração, USC.

Nilton Cezar Carraro
Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, Curso de Ciências Contábeis. Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Ciências Contábeis, Especialista em Controladoria. Atua no ambiente presencial e em EAD desde 2004, contribuindo com a Educação no Brasil e no Exterior. Professor autor de várias disciplinas e materiais em EAD para UNINOVE, FGV, FAM. Já ministrou várias disciplinas para graduação e pós-graduação em várias IES do Brasil. Foi sócio-proprietário de empresa em consultoria empresarial na área contábil e gestão por mais de dez anos. Atuou na contabilidade e gestão de várias empresas entre 1984 e 2014. Sua experiência profissional foi um motivador para as atividades na Educação, proporcionando a edição de seu primeiro livro em 2014. Atualmente sua linha de pesquisa esta direcionada ao fortalecimento da microeconomia por meio da criação de técnicas que propiciem a eficiência e eficácia na utilização dos recursos e novos investimentos, promovendo a continuidade dos negócios, aumentando a criação de riquezas, gerando melhorias socioeconômicas e ambientais.

Sérgio Augusto Lunardelli Furchi
Graduado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru (1986) , mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) . Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Internacional, Econometria, Economia Monetária, Técnicas de Pesquisa em Economia, Setor Elétrico Brasileiro, Políticas Públicas, Pequenas centrais hidrelétricas.

Osvaldo Luiz Gonçalves da Cunha
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Instituição Toledo de Ensino (1992), graduação em Ciências Contábeis pelo Instituição Toledo de Ensino (2008), especialização em Administração de Empresas - Latu Sensu pelo Fundação Armando Álvares Penteado (1993), MBA em Controladoria e Finanças Empresariais pela ITE (2012) e curso-tecnico-profissionalizante em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Anchieta (1977). Atualmente é Professor Titular da Instituição Toledo de Ensino, além de experiência em Gestão de Custos e Auditoria.

Pedro Picolli Filho
Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Instituição Toledo de Ensino (2006). Atualmente é professor executivo do Pós-Adm da Fundação Getúlio Vargas. Também atua como professor de Contabilidade Financeira no MBA Executivo em Controladoria e Finanças Empresariais da ITE - Instituição Toledo de Ensino. É professor de graduação no curso de Administração na ITE - Instituição Toledo de Ensino. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Reinaldo Cesar Cafeo
Doutor em Agronomia. Programa Energia na Agricultura, com linha de pesquisa em uso racional de energia na agricultura, Tese em Economia com o título Estimativa do Custo Médio Ponderado de Capital em Produtos Agrícolas. UNESP Botucatu 2011. Tem mestrado em Comunicação Midiática. Dissertação em Jornalismo Econômico. UNESP Bauru 2002. Especialista em Engenharia Econômica pela Universidade São Judas (1989). Graduado em Ciências Econômicas (1983) e Ciências Contábeis (1985). Professor Titular de Economia e Finanças no Centro Universitário da Instituição Toledo de Ensino. Ministra aulas na graduação e pós-graduação. Articulista do Jornal da Cidade de Bauru escreve para inúmeros sites de conteúdo em finanças e economia. Comentarista de Economia na Rádio FM 94 Bauru. Vice-presidente da Associação Comercial de Bauru. Delegado do Conselho Regional de Economia. Diretor do Escritório de Economia - Planeta Economia.

Roberval Modesto da Cunha
Mestre em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP(2007), Especialização, tipo LATO-SENSU, em Educação Matemática pela Faculdades Oswaldo Cruz(2002), Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Matemática, pela Universidade do Sagrado Coração - USC(1995), Graduação em Administração pela Universidade de Marília (1989). Atualmente é Assessor Administrativo e Secretário Acadêmico da Instituição Toledo de Ensino – ITE. Foi Chefe do Departamento de Matemática e Estatística, no período de 1999 até 2010. Atua como Analista Financeiro certificado pela CENOFISCO-SP. É Professor Titular na disciplina de Matemática Aplicada, Cálculo Diferencial e Integral e de Matemática Financeira e Alternativas de Investimento do Centro Universitário de Bauru e da Faculdade Iteana de Botucatu, ambas mantidas pela Instituição Toledo de Ensino. Tem experiência na área Educacional, Didática-Pedagógica e Administrativa-Acadêmica. Atua, ainda, como Professor Orientador de Pesquisa em Iniciação Científica e do Estágio Curricular Supervisionado.

Tiago Rogério Ortolani
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdades Integradas de Jahu (2008), especialização em PERICIA E AUDITORIA CONTABIL pelo Centro Universitário FECAP(2010) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de Araraquara(2012). Atualmente é PROFESSOR UNIVERSITÁRIO da Faculdades Integradas de Jahu e Coordenador Curso da Faculdades Integradas de Jaú. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas: GESTÃO DE CUSTOS, CUSTO META, ENGENHARIA DE VALOR.

Valdeir Rejanildo Vidrik
Possui graduação em Administração de Empresas - Instituição Toledo de Ensino (1992), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor de graduação e pós-graduação nas Faculdades Integradas de Ourinhos e outras. Leciona conteúdos relativos a Administração Geral, Gestão de Inovação, Qualidade, Métodos e Técnicas de Pesquisa. Tem experiência em Gestão de Empresas, atuando principalmente nas seguintes áreas: Administração Geral e Gestão da Inovação. Na gestão educacional atuou como Diretor de Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Coordenador de Cursos de Graduação.

Wagner Aparecido Ismanhoto
Mestrado em Economia Rural pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu-Brasil(2005), graduado em Economia pela Instituição Toledo de Ensino. Atualmente docente titular no Centro Universitário de Bauru, mantido pela Instituição Toledo de Ensino, Autônomo do Consórcio Internacional Brasil Fachion Jewellry Export Consortiun. Tem experiência na área econômica com ênfase em Teoria Econômica, Desenvolvimento Socioeconômico, Projetos e Empreendimentos.


Botucatu

Coordenação Acadêmica

Ms. Roberval Modesto da Cunha.

Duração 

360 horas/aula.

Início das aulas 

3 de março de 2018.

Horários das aulas

Sábados, das 8h às 16h.

Objetivos

Ampliar a atuação profissional de executivos financeiros e controllers em mercados cada vez mais globalizados e competitivos, enfatizando novas formas de gestão, visão estratégica e técnicas gerenciais, para garantir tomada de decisão, principalmente na gestão contábil das organizações, com eficácia, habilidade e competência.

Proposta do Curso

Formação abrangente e generalista, para enfrentar novos desafios, tanto na área contábil e econômica, assim como em: gestão de controladoria, finanças, mercado financeiro, planejamento contábil e tributário, controle orçamentário e projetos de investimentos.

Público Alvo

Profissionais de nível superior que necessitam de conhecimentos diferenciados aplicados à Controladoria, Finanças e Valuation, assim como, buscando capacitação na área financeira, orçamentária, Contábil, Controles internos e na área Tributária, ou ainda, que estejam se preparando para assumir posições gerenciais e estratégicas para gestão dos recursos nas organizações.

Mercado de Trabalho

Propõe a formação de profissional que reúna as competências para gerir o processo de levantamento, mensuração e análise dos dados, permitindo-lhe interpretar e transformar informações úteis para tomada de decisão. Inclusive podendo atuar nas diversas funções da gestão organizacional e docência no ensino superior.

Atividade Curricular

As aulas dos módulos são totalmente presenciais, visando vivência prática interdisciplinar. O TCC com objetivo de possibilitar o aprimoramento dos estudos desenvolvidos entre as diversas áreas do conhecimento e do ambiente organizacional, assim como conferir uma sustentação e embasamento na estrutura de uma pesquisa teórico-prática, poderá ser desenvolvido em duas modalidades: Artigo Cientifico ou Plano de Negócio

Reserva de direito

Reserva-se se o direito de não iniciar o curso se constatada inviabilidade financeira (mínimo 30 inscritos).

Investimento

R$7.578,00 (sete mil quinhentos e setenta e oito reais).
18 parcelas mensais de R$ 421,00 (quatrocentos e vinte e um reais).
A primeira parcela será devida em 05 de março de 2018, boleto a ser enviado via Correios.
As demais parcelas vencerão no dia 5 de cada um dos meses subseqüentes.

A título de bônus por antecipação de pagamento, o valor das parcelas será decrescido de 5% (cinco por cento), desde que a quitação da parcela ocorra até o dia 2 (dois) do mês do seu vencimento.

Após o vencimento, multa de 2% (dois por cento) + juros de mora de 1% (um por cento) ao mês.

Bônus financeiros 

Diplomados pela ITE: PROSEMPRE (clique aqui).
Grupos de alunos de uma mesma empresa: PROEMPRESA (clique aqui).

Disciplinas

  • Análise de Cenários e Indicadores Econômicos e Financeiros 
    • Análise Financeira 
    • Auditoria Avançada - Avaliação de Empresas - Valuation 
    • Consultoria Empresarial 
    • Contabilidade Financeira e Gerencial 
    • Contabilidade de Receitas, Contingências e Grupos Empresariais 
    • Estrutura Orçamentária e Controle 
    • Finanças Corporativas 
    • Fundamentos de Finanças e Análise de Investimentos
    • Gestão de Custos e Precificação 
    • Gestão de Marketing 
    • Gestão de Projetos e Inovação 
    • Gestão Estratégica 
    • Gestão Tributária 
    • Instrumentos de Gestão de Controladoria 
    • Linguagem e Comunicação Empresarial
    • Mercado de Capitais e Investimentos Inteligentes 
    • Perícia Econômica e Contábil 
    • Práticas para Análise de Fluxo de Dados 
    • Métodos e Técnicas de Pesquisa – conforme modalidade 
    • Orientação e Acompanhamento do Projeto de Pesquisa 
    • *Trabalho de Conclusão de Curso.

Corpo Docente

*Corpo docente sujeito a alterações

Adriana Marli Bastos Dias Costa
Possui especialização em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (1997) e graduação em Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993). Atualmente é professora do Centro Universitário de Bauru - ITE nas disciplinas Fundamentos de Marketing, Pesquisa e Análise de Mercado, Gestão Estratégica e Tópicos Avançados de Marketing. Atua profissionalmente como consultora empresarial nas áreas de acesso a mercado e acompanhamento mercadológico. Tem experiência em Marketing e Comunicação.

Adriano Fabri
Economista há 18 anos e pós-graduado em administração de empresas pela FAAP. Consultor Empresarial há 14 anos, trabalhou em importantes instituições como SEBRAE e FIESP e, atualmente, diretor e consultor da ADRIANO FABRI & CONSULTORES ASSOCIADOS, onde já realizou mais de 190 trabalhos de consultorias e é referência no desenvolvimento empresarial e humano. Docente há 18 anos na Instituição Toledo de Ensino e palestrante mais de 14 anos.

Audrey Do Nascimento Sabbatini Martins
Mestre em Comunicação pela UNIMAR e Graduada em Letras pela USC, experiência na área de comunicação empresarial e linguística. Atualmente é docente titular na Faculdade Iteana de Botucatu e do Centro Universitário de Bauru, ambos mantido pela Instituição Toledo de Ensino. Supervisora do Núcleo de Iniciação Científica do Centro Universitário de Bauru.

Bruno Henrique Lucon
Mestrando em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FECAP, MBA em Gestão Tributária - FUNDACE - FEA/RP e possui graduação em Ciências Contábeis - Instituição Toledo de Ensino (2009). Atualmente é sócio da Mathesis Assessoria e Consultoria Empresarial Ltda., professor da disciplina de Gestão Tributária no MBA em Controladoria e Finanças pelo Núcleo de Pós Graduação do Centro Universitário ITE e professor da graduação no Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário ITE. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis e Contabilidade Tributária.

Camila Roberta Muniz Serra Pinheiro
Mestre em Engenharia de Produção (FEB/UNESP). Graduada em Serviço Social (ITE Bauru), pós-graduada em Gestão Empresarial (ITE Bauru e pós-graduada em Docência do Ensino Superior (Senac São Paulo). Intercâmbio em Empreendedorismo realizado na Babson College (Boston, USA). Docente no Senac Bauru e no Centro Universitário de Bauru (ITE), ministrando disciplinas sobre Empreendedorismo, Gestão de Pessoas e Gestão de Projetos. Desenvolve ações voltadas ao empreendedorismo para professores e alunos. Empreendedora cultural, oferecendo cursos customizados de violão popular.

Carlos Roberto Sette
Possui graduação em Ciências Econômicas - Faculdades Metropolitanas Unidas (1972) e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é diretor – CRS - Consultoria Negócios e Treinamento SC Ltda, professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Qualidade e na Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de recursos humanos, gestão do conhecimento, gestão da informação, gestão estratégica, contabilidade e gestão da qualidade. Registro CORECON nº 25427.

Dércio Júlio Terrabuio Júnior
Mestre em Engenharia de Transportes – área: Planejamento e Operações em Sistemas de Transportes, pela USP/São Carlos, Especialista em Administração de Empresas pela FAAP e Graduado em Ciências Econômicas. Atua como consultor econômico-financeiro mais de 15 anos.

Flávio Mangili Ferreira
Graduação em Ciências Contábeis (Instituição Toledo de Ensino, 1998) e graduação em Tecnologia Mecânica (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 1992). Especialista em Gestão Empresarial (Instituição Toledo de Ensino, 2003). Mestre em Engenharia de Produção (Faculdade de Engenharia de Bauru da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2011). Professor em cursos de graduação e professor coordenador de cursos de Pós-graduação do Senac Bauru - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP. Professor do curso de Graduação de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Bauru mantido pela Instituição Toledo de Ensino, desde 2013.

Liandro Fabri
Possui graduação em Administração de Empresas - Instituição Toledo de Ensino (2005), MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria - Fundação Getúlio Vargas (2010). Atualmente é consultor de finanças e custos - ADRIANO FABRI CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL LTDA.. Tem experiência em análise econômica e financeira, técnicas de Valorização de Empresa e Plano de Negócios.

Luiz Bertonha Junior 
MBA em Marketing pelo Instituição Toledo de Ensino(2005).
Especialização em Gestão Empresarial. Instituição Toledo de Ensino, ITE.
Graduação em Ciências Aeronáuticas. Instituição Toledo de Ensino, ITE.
Graduação em Análise de Sistemas. Universidade do Sagrado Coração, USC.

Nilton Cezar Carraro
Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, Curso de Ciências Contábeis. Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Ciências Contábeis, Especialista em Controladoria. Atua no ambiente presencial e em EAD desde 2004, contribuindo com a Educação no Brasil e no Exterior. Professor autor de várias disciplinas e materiais em EAD para UNINOVE, FGV, FAM. Já ministrou várias disciplinas para graduação e pós-graduação em várias IES do Brasil. Foi sócio-proprietário de empresa em consultoria empresarial na área contábil e gestão por mais de dez anos. Atuou na contabilidade e gestão de várias empresas entre 1984 e 2014. Sua experiência profissional foi um motivador para as atividades na Educação, proporcionando a edição de seu primeiro livro em 2014. Atualmente sua linha de pesquisa esta direcionada ao fortalecimento da microeconomia por meio da criação de técnicas que propiciem a eficiência e eficácia na utilização dos recursos e novos investimentos, promovendo a continuidade dos negócios, aumentando a criação de riquezas, gerando melhorias socioeconômicas e ambientais.

Sérgio Augusto Lunardelli Furchi
Graduado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru (1986) , mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) . Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Internacional, Econometria, Economia Monetária, Técnicas de Pesquisa em Economia, Setor Elétrico Brasileiro, Políticas Públicas, Pequenas centrais hidrelétricas.

Osvaldo Luiz Gonçalves da Cunha
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Instituição Toledo de Ensino (1992), graduação em Ciências Contábeis pelo Instituição Toledo de Ensino (2008), especialização em Administração de Empresas - Latu Sensu pelo Fundação Armando Álvares Penteado (1993), MBA em Controladoria e Finanças Empresariais pela ITE (2012) e curso-tecnico-profissionalizante em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Anchieta (1977). Atualmente é Professor Titular da Instituição Toledo de Ensino, além de experiência em Gestão de Custos e Auditoria.

Pedro Picolli Filho
Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Instituição Toledo de Ensino (2006). Atualmente é professor executivo do Pós-Adm da Fundação Getúlio Vargas. Também atua como professor de Contabilidade Financeira no MBA Executivo em Controladoria e Finanças Empresariais da ITE - Instituição Toledo de Ensino. É professor de graduação no curso de Administração na ITE - Instituição Toledo de Ensino. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Reinaldo Cesar Cafeo
Doutor em Agronomia. Programa Energia na Agricultura, com linha de pesquisa em uso racional de energia na agricultura, Tese em Economia com o título Estimativa do Custo Médio Ponderado de Capital em Produtos Agrícolas. UNESP Botucatu 2011. Tem mestrado em Comunicação Midiática. Dissertação em Jornalismo Econômico. UNESP Bauru 2002. Especialista em Engenharia Econômica pela Universidade São Judas (1989). Graduado em Ciências Econômicas (1983) e Ciências Contábeis (1985). Professor Titular de Economia e Finanças no Centro Universitário da Instituição Toledo de Ensino. Ministra aulas na graduação e pós-graduação. Articulista do Jornal da Cidade de Bauru escreve para inúmeros sites de conteúdo em finanças e economia. Comentarista de Economia na Rádio FM 94 Bauru. Vice-presidente da Associação Comercial de Bauru. Delegado do Conselho Regional de Economia. Diretor do Escritório de Economia - Planeta Economia.

Roberval Modesto da Cunha
Mestre em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP(2007), Especialização, tipo LATO-SENSU, em Educação Matemática pela Faculdades Oswaldo Cruz(2002), Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Matemática, pela Universidade do Sagrado Coração - USC(1995), Graduação em Administração pela Universidade de Marília (1989). Atualmente é Assessor Administrativo e Secretário Acadêmico da Instituição Toledo de Ensino – ITE. Foi Chefe do Departamento de Matemática e Estatística, no período de 1999 até 2010. Atua como Analista Financeiro certificado pela CENOFISCO-SP. É Professor Titular na disciplina de Matemática Aplicada, Cálculo Diferencial e Integral e de Matemática Financeira e Alternativas de Investimento do Centro Universitário de Bauru e da Faculdade Iteana de Botucatu, ambas mantidas pela Instituição Toledo de Ensino. Tem experiência na área Educacional, Didática-Pedagógica e Administrativa-Acadêmica. Atua, ainda, como Professor Orientador de Pesquisa em Iniciação Científica e do Estágio Curricular Supervisionado.

Tiago Rogério Ortolani
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdades Integradas de Jahu (2008), especialização em PERICIA E AUDITORIA CONTABIL pelo Centro Universitário FECAP(2010) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de Araraquara(2012). Atualmente é PROFESSOR UNIVERSITÁRIO da Faculdades Integradas de Jahu e Coordenador Curso da Faculdades Integradas de Jaú. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas: GESTÃO DE CUSTOS, CUSTO META, ENGENHARIA DE VALOR.

Valdeir Rejanildo Vidrik
Possui graduação em Administração de Empresas - Instituição Toledo de Ensino (1992), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor de graduação e pós-graduação nas Faculdades Integradas de Ourinhos e outras. Leciona conteúdos relativos a Administração Geral, Gestão de Inovação, Qualidade, Métodos e Técnicas de Pesquisa. Tem experiência em Gestão de Empresas, atuando principalmente nas seguintes áreas: Administração Geral e Gestão da Inovação. Na gestão educacional atuou como Diretor de Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Coordenador de Cursos de Graduação.

Wagner Aparecido Ismanhoto
Mestrado em Economia Rural pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu-Brasil(2005), graduado em Economia pela Instituição Toledo de Ensino. Atualmente docente titular no Centro Universitário de Bauru, mantido pela Instituição Toledo de Ensino, Autônomo do Consórcio Internacional Brasil Fachion Jewellry Export Consortiun. Tem experiência na área econômica com ênfase em Teoria Econômica, Desenvolvimento Socioeconômico, Projetos e Empreendimentos.

.

Apostilas/Textos