Gestão de Políticas Públicas, Área Organizacional e Terceiro Setor - Instituição Toledo de Ensino

Pós-Graduação

Gestão de Políticas Públicas, Área Organizacional e Terceiro Setor


Tipo:
MBA/Especialização
Duração:
2 anos
Cidade:
Bauru

Coordenação Acadêmica

Livre Docente Lilia Christina de Oliveira
Bacharel em Serviço Social, pela Faculdade de Serviço Social de Bauru – ITE • Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • Doutora em Serviço Social pela UNESP – Campus de Franca • Livre Docente em Serviço Social pela UNESP – Campus de Franca.

Duração 

360 horas/aula 

Início das aulas

02 de março de 2018.

Horários das aulas

Sexta-feira, das 19h às 22h35, e aos Sábados, das 8h às 11h35.

Objetivos

Subsidiar o processo de educação continuada de profissionais interessados em atuar nas áreas de: Assistência Social, Saúde, Terceiro Setor e área Organizacional, proporcionando-lhes sólidos conhecimentos teóricos e técnico-científico para que assumam cargos e papéis voltados ás áreas citadas.

Objetivo Específico

Garantir ao aluno visão crítica do cenário em que se insere o Serviço Social contemporâneo, considerando-o as bases de produção da questão social. Possibilitar-lhe sólida apreensão das matrizes teóricas da profissão e suas bases metodológicas, preparando-o para responder aos novos desafios do cenário contemporâneo. Conhecer as novas perspectivas do planejamento e avaliação de políticas e programas sociais. Conhecer as novas tendências da área organizacional no que tange ao trabalho do assistente social. Oportunizar o aprofundamento, em relação ás diretrizes, princípios e ações programáticas das políticas, bem como o Terceiro Setor que têm demandas para o Serviço Social e principais exigências profissionais. Realimentar os posicionamentos ético – políticos da profissão.

Público Alvo

Profissionais de Serviço Social. Profissionais da área das Ciências Humanas e Sociais. Professores e pesquisadores.

Disciplinas

Transformações Contemporâneas e seus impactos nas políticas públicas • Gestão de Políticas Públicas • Indicadores Sociais e Gestão Pública • Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas • Gestão da Política de Assistência Social • Gestão de Políticas da Saúde • Gestão Pública, Desenvolvimento local integrado e Sustentável • O Projeto Ético Político do Serviço Social e o Código de Ética • Gestão de Pessoas • Gestão do Terceiro Setor • Marcos Legais e repasses de recursos ao Terceiro Setor • Terceiro Setor: Análise e fundamentação das relações sociais no âmbito das Instituições e dos Movimentos Sociais • Terceiro Setor e os aspectos jurisprudencial • A Área Empresarial e Gestão de Recursos Humanos • Elaboração de Projetos e Captação de Recursos • Gestão Financeira e Orçamento Público • Serviço Social e Emancipação • Metodologia do Trabalho Científico • Didática do Ensino Superior • Orientação e Elaboração de Monografia.

Reserva de direito

Reserva-se se o direito de não iniciar o curso se constatada inviabilidade financeira (mínimo 30 inscritos).

Investimento

R$ 7.182,00 (sete mil, cento e oitenta e dois reais)
18 parcelas mensais de R$ 399,00 (trezentos e noventa e nove reais).
A primeira parcela será devida em 05 de março de 2018, boleto a ser enviado via Correios.
As demais parcelas vencerão no dia 5 de cada um dos meses subsequentes

A título de bônus por antecipação de pagamento, o valor das parcelas será decrescido de 5% (cinco por cento), desde que a quitação da parcela ocorra até o dia 2 (dois) do mês do seu vencimento.

Após o vencimento, multa de 2% (dois por cento) + juros de mora de 1% (um por cento) ao mês.

Bônus financeiros 

Diplomados pela ITE: PROSEMPRE (clique aqui).
Grupos de alunos de uma mesma empresa: PROEMPRESA (clique aqui).

Corpo Docente 

*Corpo docente sujeito a alterações

Antônio Francisco Maia de Oliveira.
Jornalista graduado – Centro Universitário de Votuporanga/SP. Mestre em Ciência da Informação – Universidade Católica de Campinas/SP. Especialista em Jornalismo Segmentado. Pesquisador – Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Bauru/SP. Presidente do Conselho Deliberativo da Organização Não Governamental Proter na cidade de Registro/SP. Membro do Conselho Municipal da Comunidade Negra/Bauru. Coordenador Geral da Rede de Telecentros –BR - Programa do Ministério do Planejamento, Ciência e Tecnologia e Comunicação – Convênio com a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Cultura de Bauru/SP. Recebedor do Prêmio “Zumbi dos Palmares” pela contribuição relevante para o desenvolvimento de projetos socais na cidade de Bauru.

Antônio Luiz Palma e Silva
Engenheiro Agrônomo – ESALQ/USP. Mestre em Administração –FEA/USP Trabalha em Projetos de Desenvolvimento Social como facilitador, educador e consultor – Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais, Autor do Livro: “Utilizando o Planejamento como Ferramenta de Aprendizagem” – editora Global/2001. Autor de textos voltados para o Desenvolvimento de Organizações do Terceiro Setor.

Bento Barbosa Cintra Neto 
Possui graduação em Direito pela Instituição Toledo de Ensino. Mestrado em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pela Instituição Toledo de Ensino, curso-tecnico-profissionalizante pelo Colégio das Bandeiras, curso-tecnico-profissionalizante pela Escola Meritum e ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio Rio Branco. Atualmente é professor do Centro Universitário de Bauru.

Camila Roberta Muniz Serra Pinheiro
Mestre em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia de Bauru - UNESP, na linha de Gestão Ambiental com foco na Gestão de Pessoas. É graduada em Serviço Social, pós-graduada em Gestão Empresarial na Instituição Toledo de Ensino de Bauru e em Docência do Ensino Superior pelo Senac São Paulo. Como formação complementar, participou de cursos como Jogos Virtuais de Empreendedorismo, Jeito Senac de Educar, Comunicação Verbal, Formação de Profissionais de RH para supermercados e pela Babson College, realizou Intercâmbio sobre Gestão de Negócios com foco em Empreendedorismo. Trabalhou como docente-orientadora em trabalhos de conclusão de cursos da pós-graduação em Gestão de Pessoas e Gestão Integrada. Realiza treinamentos técnicos e comportamentais no varejo. É docente nos Cursos Técnicos do SENAC Bauru, ministrando disciplinas como Empreendedorismo, Desenvolvimento Pessoal, Atendimento ao Cliente e Gestão de Pessoas. Ainda, no SENAC Bauru é interlocutora de Empreendedorismo, desenvolvendo ações voltadas ao ensino da atitude empreendedora para docentes e discentes. Atualmente também ministra aulas de Gestão de Pessoas nos cursos de Administração do Centro Universitário de Bauru – ITE. 

Cassiana Anunciata Caglioni
Assistente social e Especialista em Administração de Recursos Humanos pelas Faculdades Integradas de Botucatu/SP. Trabalhou como Assistente Social e Consultora em empresas de grande porte e atualmente é Coordenadora de Desenvolvimento Social da CART.

Danuta e Cantoia Luiz
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Curso de Serviço Social e Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas). Tem experiência na área de Serviço Social e Ciências Sociais Aplicadas / Interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: emancipação, sociedade civil, gestão pública democrática, cidadania, participação e prática profissional.

Everson Demarchi
Graduação em Administração Pública – Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” – campus Bauru/SP. Graduação em Ciências Econômicas – Instituição Toledo de Ensino. Mestrando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente – Universidade de Araraquara/SP. Coordenador de Curso – UNIESP. Serviços Públicos – Prefeitura Municipal de Bauru – planejamento, elaboração e execução orçamentária.

Fernanda dos Santos Varandas
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social: trabalho e sociedade pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP de Franca. Pós graduação em Arte, Educação e Terapia, pela Faculdade do Noroeste de Minas Gerais - FINOM. Curso de especialização de Teoria e Pratica dos Conselhos Tutelares e Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente. Graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Bauru em 2008. Vice presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA da cidade de Igaraçu do Tiete e membro efetivo do CMAS. Atua como Coordenadora e Assistente Social do Centro de Formação da Criança e do Adolescente de Igaraçu do Tietê - Projeto Vida. Docente adjunto à Instituição Toledo de Ensino - ITE - Centro Universitário de Bauru,na graduação com a disciplina de Gestão Social e Seminários Temáticos do Trabalho Profissional - Politica de Assistência Social e na pós graduação na disciplina de Gestão da Politica de Assistência Social. Consultora nas áreas de Política de Assistência Social, Trabalho em Rede e Criança/ Adolescente.

Gerceley Paccola Minetto
Assistente social formada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Bauru – Instituição Toledo de Ensino. Mestre em Serviço Social – Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Franca/SP. Especialista em Administração e Supervisão em Serviço Social e Assistência Social Pública – Instituição Toledo de Ensino. Professora do Centro Universitário de Bauru – Curso de Serviço Social. Colaboradora do Núcleo de Prática – Curso de Serviço Social.

Ilda Chicalé Atauri
Possui graduação em Serviço Social - Instituição Toledo de Ensino (1979), mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Serviço Social PUC/SP pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professor/docente titular no Curso de Serviço Social do Centro Universitário de Bauru (CEUB), mantido pela Instituição Toledo de Ensino (ITE). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social, Política Social, Oficina Habitacional, Desenvolvimento Capitalista e Questão Social, bem como ministrou disciplina eletiva com vistas à aplicação do ENADE aos alunos da área. participa ativamente dos conselhos municipais como representante do Centro Universitário de Bauru. 

Josiane Fernandes Lozigia Carrapato
Graduada em Serviço Social  pela Instituição Toledo de Ensino. Especialista em Administração dos Serviços de Saúde Pública e Administração Hospitalar. Especialista em Terapia de Casais e Famílias. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu. Doutoranda em Saúde Pública – Unesp – campus de Botucatu.

Lilia Christina de Oliveira
Assistente social graduada pela Instituição Toledo de Ensino, da Faculdade de Serviço Social de Bauru (1974). Mestre em Serviço Social – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Serviço Social – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Franca. Livre Docente em Serviço Social – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Franca. Professora aposentada – Unesp – Campus de Franca. Professora e Coordenadora do Curso de Serviço Social – Centro Universitário de Bauru – Instituição Toledo de Ensino.

Luiz Nunes Pegoraro
Bacharel em Direito pela Instituição Toledo de Ensino. Mestre em Direito Constitucional – Instituição Toledo de Ensino/Bauru e Doutor pela USP/Bauru. Especialista em Direito Público – Instituição Toledo de Ensino/Bauru. Professor do Centro Universitário de Bauru, no Curso de Direito e na Faculdade Iteana/Botucatu. Foi Secretário Jurídico do Município de Bauru e Piratininga/SP Advogado.

Maria Dvanil D’Avila Calobrizi
Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Bauru – Instituição Toledo de Ensino. Mestre em Gerontologia – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Assistente Social do Escritório Jurídico da Instituição Toledo de Ensino/FUNDADTO. Professora do Curso de Serviço Social – Centro Universitário de Bauru.

Paula Sant’Anna Battassini
Bióloga formada pela Universidade do Sagrado Coração/Bauru Mestre em Desenvolvimento Local (Área de Concentração: Territorialidade e Dinâmicas Socioambientais) – Universidade Católica Dom Bosco – Campo Grande/MS. Pós Graduada em Gestão Integrada do Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho – Senac/Bauru. Especialista – Turismo Naturais – Senac/Campo Grande/MS. Mediadora de Redes Sociais – Programa Eco eficiência Monitora de Educação Profissional – Senac/Bauru.

Sérgio Augusto Lunardelli Furchi
Graduado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru (1986), mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) . Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Setor Elétrico Brasileiro, Políticas Públicas, Pequenas centrais hidrelétricas.

Vania Baptista Nery
Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1991), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Tem experiência na área da Psicologia Social com foco nas abordagens da subjetividade a partir da perspectiva sócio histórica e do Serviço Social ênfase em Políticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: parceria público e privado, Estado, ONGs e Sistema Único de Assistência Social e Sistema Único de Saúde, administração pública, intersetorialidade e interdisciplinariedade. Docente do Pós Graduação/Especialização das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU nos cursos organização e Gestão de Políticas Sociais e Trabalho Social com Família. Integra desde 2009 o corpo docente do Pós Graduação/Especialização do Instituto Toledo de Bauru e Presidente Prudente. Em 2008 e 2012 integrou o corpo docente do Curso de especialização sobre a Gestão da Política Pública de Assistência Social - COGEAE/PUCSP Atua em processos de educação permanente e supervisão técnica aos trabalhadores e gestores da Política de Assistência Social abordando os temas relativos à gestão do trabalho, proteção social básica e especial da Política Nacional de Assistência Social, Planejamento e Financiamento. Atua na equipe pedagógica do Centro de Formação dos trabalhadores da Secretaria de Assistência Social do município de São Paulo, elaborando conteúdos programáticos, bem como desenvolvendo atividades formativas.

Apostilas/Textos