Alunos de Serviço Social têm palestra sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes

Notícias e eventos • 19/09/2018

No dia 15 de setembro, o professor Glauber Ricardo Oliveira Woida ministrou a atividade especial "Desmascarando o Abuso Sexual", para alunos do curso de Serviço Social.

O objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos a compreensão da conduta que tipifica o abuso ou exploração sexual praticado contra crianças e adolescentes, além de desmascarar o que é abuso sexual e assim desenvolver habilidades para que os alunos possam desenvolver ações que garantam o cuidado e a proteção da família e seus filhos.

Segundo o professor, diante da atual conjuntura do País, a violação à dignidade sexual de crianças e adolescentes não tem gerado mais indignação ao povo brasileiro, pois a banalização deste crime tem cultivado o falso conceito de que o estupro, o abuso ou a exploração sexual referem-se apenas ao ato de conjunção carnal, sendo que o ordenamento jurídico brasileiro estabelece que o abuso sexual e o próprio estupro, em si, são tipificados por muito menos.

"Ainda prevalece o tabu de mascarar o abuso. Existem inúmeros casos de pais, principalmente mães, que sabem do abuso, mas aceitam e toleram em razão da dependência afetiva ou econômica que possuem em relação ao abusador, ou até mesmo em razão do medo em realizar a denúncia. Neste sentido, o objetivo da atividade foi recapitular a importância dos agentes públicos para o Estado cumprir sua finalidade, garantir a Proteção Integral das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, com foco em ações preventivas", explica.