BAURU • BOTUCATU

O Curso

curso de Direito na unidade de Bauru é o mais antigo da ITE e foi autorizado a funcionar em 1952, reconhecido pelo Decreto Nº 40.230 de 31/10/1956, com a última renovação de reconhecimento pela Portaria MEC nº 226 de 18/03/2008 e o curso de Direito na unidade de Botucatu foi autorizado a funcionar desde 2006, pela Portaria MEC nº 4.184 de 06/12/2005, com a última renovação de reconhecimento pela Portaria MEC nº 39 de 19/04/2012. Apesar de tradicional, o método de ensino é bastante moderno e atualizado com as tendências adotadas pelos grandes centros universitários de todo o país, com objetivo de formar profissionais capacitados para atuar em defesa dos direitos da sociedade e em prol do exercício pleno da cidadania. Possibilita, ainda, atuação em diversas carreiras jurídicas, pois o bacharel em Direito pode ser advogado(a), Delegado(a) de Polícia, Juíz(a) de Direito, Promotor(a) de Justiça, Procurador(a) do Estado ou Município, Professor(a) Universitário(a), entre tantas outras.

Um exemplo é o Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito, interligado com o estágio curricular supervisionado, no qual os acadêmicos têm a possibilidade de aplicar o conhecimento teórico através de atividades práticas como audiências e júris simulados, seja simulados ou reais, prestação de serviços jurídicos e técnicas de negociação, mediação e conciliação. Para tanto, o Núcleo conta com um Cartório e um Fórum Acadêmico, cujas instalações dispõem de todos os recursos necessários para a formação profissional que o atual mercado de trabalho exige.

Os estudantes também possuem a disposição o Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos do curso de Direito de Bauru, importante campo de extensão universitário que realiza trabalhos de consultoria e atendimento jurídicos na área cível, sobretudo às famílias comprovadamente carentes de recursos financeiros.

O curso de Direito da ITE ainda, conta com mecanismos de apoio e orientação nas Atividades Complementares, no Trabalho de Conclusão de Curso, nos Projetos de Extensão e na Iniciação à Pesquisa Científica.

Regularmente são oferecidas aos acadêmicos do curso de Direito visita à órgãos judiciários, palestras com renomados juristas, pesquisadores e profissionais da área, sempre procurando aproximar o ambiente acadêmica da realidade vivenciada pelo mercado de trabalho e outras instituições jurídicas. O curso de Direito também exige muita leitura e desenvolvimento da capacidade de análise e de associação de ideias, além de exercícios de memória.

O currículo inclui as áreas do Direito Civil, Processual Civil, Penal, Processual Penal, Comercial/Empresarial, Tributário, Trabalhista, Administrativo, Constitucional e Internacional, dentre outras áreas. As últimas avaliações “in loco” do curso, realizada por especialistas indicados pelo MEC/INEP, para fins de renovação de reconhecimento de curso, conforme relatório de avaliação, gerou um conceito final 4 (quatro), em ambas unidades.

Coordenação do Curso de Direito
Unidade de Bauru: Prof. DR. Flávio Luis de Oliveira
Unidade de Botucatu: Prof. Mestre André Murilo Parente Nogueira

Contato
Bauru

Telefone: (14) 2107-5081 ou 2107-5082
E-mail: coord.direito@ite.edu.br


Botucatu

Telefone: (14) 3813-5200
E-mail: itebotucatu@ite.edu.br

::: topo



Informações Gerais
Onde estudar: Bauru, Botucatu
Duração: mínima: 05 (cinco) anos • máxima: 09 (nove) anos