Formado na ITE, André Luiz de Almeida Mendonça é escolhido para chefiar a AGU do novo governo

Notícias e eventos • 22/11/2018

O advogado anunciado formou-se na ITE Bauru em 1993

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou na manhã desta quarta-feira (21), por meio do Twitter, o advogado André Luiz de Almeida Mendonça para chefiar a Advocacia-Geral da União (AGU). O nomeado é iteano, formado em Direito pela ITE Bauru em 1993.

O novo ministro assumiu o cargo de corregedor-geral da AGU em 2016. Mendonça vai substituir a ministra Grace Mendonça, nomeada para o cargo pelo presidente Michel Temer.

Carreira

Advogado da União desde fevereiro de 2000, André Luiz de Almeida Mendonça atua desde 2016 como assessor especial do ministro Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União, que permanecerá no cargo no governo Bolsonaro.

Com atenção e trabalho voltados ao combate à corrupção, em 2008 Mendonça passou a dirigir o Departamento de Patrimônio Público e Probidade Administrativa, nomeado pelo então AGU Dias Toffoli, hoje presidente do Supremo Tribunal Federal. Mendonça foi o primeiro chefe do departamento criado por Toffoli para dar entrada em ações de improbidade administrativa.

Mendonça nasceu em Santos. Antes de entrar para a AGU foi advogado da Petrobras Distribuidora, também concursado. Além do curso de Direito pela Instituição Toledo de Ensino (ITE) de Bauru, formou-se em Teologia, em Londrina, e hoje é pastor.

Em 2005, foi transferido para Brasília, onde atuou na corregedoria do órgão e participou de investigações que resultaram na demissão de advogados da União e procuradores da Fazenda.

André Mendonça recebeu a avaliação mais alta na tese de doutoramento que construiu: "Estado de Derecho y Gobernanza Global", na Universidade de Salamanca, na Espanha.

Em 2011, ele venceu a categoria especial do Prêmio Innovare, pelo Grupo Permanente de Atuação Pró-Ativa da Advocacia Geral da União, chamado de "departamento de defesa da probidade". A equipe liderada por ele recuperou R$ 491 milhões em três anos.

Com informações do G1/Globo.com e do Consultor Jurídico