Exclusivo: novo ministro da AGU lembra tempos de iteano

Notícias e eventos • 23/11/2018

André Luiz de Almeida Mendonça formou-se em Direito na ITE Bauru, em 1993

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou na manhã da última quarta-feira (21), por meio do Twitter, o advogado André Luiz de Almeida Mendonça para chefiar a Advocacia-Geral da União (AGU). O nomeado é iteano, formado em Direito pela ITE Bauru, em 1993. Confira a entrevista exclusiva que ele concedeu à assessoria de imprensa da ITE.

Assessoria de imprensa ITE - O senhor é da turma de 1993 de Direito da ITE. Quais são as lembranças que ficaram da época?

Dr. André Luiz de Almeida Mendonça - As lembranças da ITE são muito boas. Primeiro eu agradeço por estar falando com vocês, que são a faculdade: professores, alunos, funcionários e direção. Eu me lembro dos amigos, dos professores históricos, grandes nomes que passaram pela universidade e que certamente contribuíram para a formação de grandes juristas que o País tem através da ITE. Foram momentos muito gratificantes. Ao mesmo tempo, foram anos difíceis, pessoalmente falando, já que perdi meu pai quando eu estava no meio do curso. Ele ainda era muito jovem quando faleceu e chegou a ser estudante também da ITE. Nós fizemos vestibular juntos, mas ele foi transferido para Santos, onde continuou o curso e faleceu. Foram anos de muito aprendizado, amadurecimento e de descobertas do Direito. Guardo tudo isso na memória, com muita gratidão. Espero que a faculdade continue formando os profissionais que sempre formou. A ITE sempre foi uma referência no estado de São Paulo.

Assessoria de imprensa ITE - O que o trouxe a Bauru?

Dr. André - Meu pai era do Banespa e nós nos mudávamos de cidade de 4 em 4 anos. Estávamos em Bauru no período da faculdade. Depois, meu pai foi transferido para Santos e eu permaneci para continuar os estudos. Sendo assim, morei em Bauru de 1987 a 1993. Um período de adolescência e juventude muito gostoso. Vez ou outra eu passo por Bauru para ver os amigos e a cidade, que é especial para mim e minha família.

Assessoria de imprensa ITE - Sua carreira é fonte de inspiração para os jovens estudantes. Quais são os seus conselhos para quem está nas salas de aula?

Dr. André - Meus conselhos para os estudantes de Direito e mesmo para os mais velhos que já estão trabalhando é que se dediquem aos estudos. Eu não parei de estudar um ano sequer desde que eu me formei. Acho que isso é o que faz a diferença:  estudo permanente e conhecimento atualizado. É preciso ser disciplinado, cumprir horários, ter humildade e respeito com leis, autoridades, adversários... É preciso se empenhar, trabalhar com seriedade e não desprezar os pequenos começos. O começo não é fácil. Parece que nada vai dar certo, que nada vai caminhar, que não se passará em um concurso, que não chegarão clientes, mas o trabalho é o diferencial. O trabalho, a seriedade, a competência, o esforço e a dedicação são recompensados. Não sou gênio. Pouquíssimos são os gênios, mas o diferencial da gente está na dedicação, no empenho e no trabalho.

Assessoria de imprensa ITE - Quais são as expectativas para 2019 na Advocacia-Geral da União (AGU)?

Dr. André - Minhas expectativas são de trabalho e consolidação. De aproveitar o que está certo, aperfeiçoar o que precisa ser aperfeiçoado, reduzir litigiosidade, de buscar consensos e incentivar mecanismos consensuais de resolução de conflito. Um dos grandes desafios da advocacia moderna é ter profissionais do Direito capazes de construir diálogo e de fazer uma Justiça negociada. Inclusive, eu incentivo a própria faculdade, se me permite, a abrir uma cadeira especializada em negociação jurídica. Acho que os advogados que souberem negociar, tiverem boas técnicas de negociação, serão advogados diferenciados no futuro. Ao mesmo tempo, o que eu posso dizer é que nós vamos trabalhar dentro da instituição para que ela seja eficiente e capaz de responder com agilidade as demandas, capaz de dar segurança jurídica às políticas públicas do governo e de contribuir com o País, acima de tudo uma AGU capaz de server ao Brasil. Esse é o ideal que nós temos.