ITE e Universidade de Lisboa realizam seminário conjunto na instituição lusa

Notícias e eventos • 12/04/2019

Evento celebra o convênio firmado entre a ITE e a Universidade de Lisboa

Nos dias 22, 23 e 24 de maio, o Programa de Pós-Graduação da ITE promoverá o seminário "Direitos Fundamentais e Direito Privado", na Universidade de Lisboa, com a participação de alunos e professores das duas instituições. Este é mais um passo da Internacionalização da ITE.

O evento foi idealizado em março, quando o Gestor Educacional da ITE, Flávio Toledo, esteve em Portugal para formalizar propostas em face do convênio firmado entre a ITE e a Universidade de Lisboa, através do Instituto de Direito Brasileiro.

Em tratativas com o professor Eduardo Vera Cruz Pinto, Catedrático da Faculdade de Direito daquela universidade, ficou decidido que o seminário seria realizado para celebrar o convênio firmado.

"Será muito honrosa para a ITE a participação de todos, em razão da valiosa troca de experiências acadêmicas entre as instituições. A partir desta programação, a parceria internacional se intensificará ainda mais", grifa o gestor da ITE.

VAGAS e AVALIAÇÃO

Foram abertas seis vagas para a participação dos estudantes iteanos: duas para o mestrado, duas para o doutorado e uma para cada polo da graduação (ITE Bauru e ITE Botucatu).

Para participar, os interessados devem enviar suas pesquisas, por meio de resumos expandidos, até o dia 24 de abril, para o e-mail cpg@ite.edu.br. Veja as regras:

1. Composição do resumo de produção: Tema; Resumo; Objeto; Problematização científica de aderência a direitos fundamentais e direito privado; Conclusão crítica; Referências bibliográficas (utilizar a citação em rodapé, sem notas de fim); Bibliografia pesquisada (para além das 4 a 6 páginas, pode ser mencionada também a bibliografia de pesquisa, ainda que não referenciada).

2. Requisitos formais: Fonte arial 12, em espaço entrelinhas de 1,5, com margens esquerda de 3 cm, direita de 2 cm e recuo de parágrafo de 1,5 cm.
De 4 a 6 páginas, excluídas as referências bibliográficas.

Várias podem ser as formas de produção, desde críticas a artigos científicos, comentários a julgados, correlações entre o tema escolhido no Direito brasileiro e no Direito português, sendo necessária apenas a aderência estrita ao tema: Direitos Fundamentais e Direito Privado.

A avaliação dos resumos expandidos será realizada por professores do Programa de Pós-Graduação da ITE .

As despesas de viagem serão custeadas pelos próprios pesquisadores. Entretanto, haverá um incentivo financeiro para os participantes que obtiverem aprovação na avaliação dos trabalhos, que consiste na isenção da parcela de mensalidade (relativa a um mês).