Facebook Pixel Fallback
Topo verde MENU Fechar menu

Trabalho de Conclusão de Curso Bauru

Apresentação

O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é uma atividade obrigatória para finalização do curso, a todos os cursos superiores oferecidos pelo Centro Universitário de Bauru - CEUB, conforme modalidade disciplinada por regulamentação específica dos cursos de graduação, com a exceção daqueles para os quais a exigência ou no caso de ser facultativo não constar das diretrizes curriculares do MEC, implicando necessária matrícula no ano/série específico e com carga horária definida na matriz curricular de cada um dos cursos, observada as exigências constantes nos regulamentos disciplinados para tal finalidade de cada curso.

O Núcleo de Trabalho de Curso - TRC é um órgão cujo objetivo principal é fornecer ao acadêmico todo suporte e orientação necessários ao desenvolvimento de seu trabalho final. Os professores que orientam os trabalhos recebem também, através da secretaria do Núcleo, todo apoio necessário e adequado para o acompanhamento de seus orientandos.

A coordenação do Núcleo de TRC estabelece todos os anos, através de informativos ou comunicados específicos, apoiados no regulamento do TRC, as datas e prazos referentes ao desenvolvimento e finalização dos trabalhos.

O TCC deverá contemplar a modalidade de uma monografia ou artigo científico ou ainda estudo de caso, conforme disciplinado em regulamentação específica de TCC dos respectivos cursos de graduação oferecidos pelo CEUB, assim como, previstos em seus respectivos Projetos Pedagógicos.

O TRC, na modalidade de uma monografia, através da atuação dos professores das disciplinas que impulsionam os trabalhos, encaminha esta atividade como uma das melhores oportunidades que o aluno possui para desenvolver habilidades intelectuais (pesquisa, avaliação crítica, comparações múltiplas, argumentação, redação fundamentada), essenciais não só para sua formação acadêmica, mas também para sua atuação profissional. Procura-se apresentar o TRC não como simples exigência acadêmica, mas como uma grande oportunidade para a elaboração de um trabalho de qualidade que pode impulsionar a carreira profissional, seja pela publicação de um artigo, a elaboração de projetos para uma pós-graduação, ou pela transformação do acadêmico em um especialista em determinado tema.

As orientações do professor de conteúdo/capacitação seguem conforme a predominância da temática escolhida e a do professor de Metodologia para a formatação do TCC segue rigorosamente as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Essas orientações se encontram no "Manual para a elaboração de trabalhos acadêmicos" que está disponível no site da Instituição Toledo de Ensino.

Os professores orientadores são informados, no momento da defesa pública, caso ocorra uma avaliação muito positiva por parte da banca examinadora, que o trabalho deve ser encaminhado para publicação ou para a premiação dos que contempla os melhores trabalhos apresentados. Inúmeros trabalhos já foram convertidos em artigos para revistas científicas ou outros eventos de cunho científico, resultando em um importante diferencial para a vida acadêmica e profissional de alunos e professores.

O TCC, na modalidade de um artigo científico, fornece para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação e conhecimento em um dado contexto. Tendo objetivo principal desprender o conhecimento (o que saber), habilidade (o que e como preciso saber fazer) e atitudes (o querer fazer).

O TCC, na modalidade de um estudo de caso, é fundamental importância no processo de formação profissional e pessoal, produzindo um relatório de consultoria empresarial. Constitui em um treinamento que possibilita vivenciar o aprendizado entre as diversas áreas de conhecimento, através dos conceitos teóricos e práticos adquiridos, nas disciplinas que integra e compõe a matriz curricular do curso. Tem por objetivo principal dar alicerce a uma interação estrutural e diversificada, testando o nível de consistência e grau de entrosamento, através de uma validação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade do mundo organizacional e empresarial, ou seja, validar uma passagem natural do "saber sobre" para o "saber como".

Qual a relevância de um trabalho de conclusão de curso para a formação do acadêmico?

  1. Aperfeiçoa técnicas de trabalho intelectual (leitura, grifos, resumos, elaboração de esquemas) que terão impacto positivo em todas as outras disciplinas do curso e no restante da vida profissional.
  2. Ensina o estudante a pesquisar (a partir de uma metodologia adequada), que é a melhor forma de conhecer as coisas e processo básico e mais importante para o aperfeiçoamento intelectual do futuro profissional.
  3. Permite ao estudante aprofundar-se em tema de seu interesse, possibilitando o domínio de conteúdos que podem ser vitais em sua atuação profissional.
  4. Possibilita que o aluno tenha, ao final do curso, um trabalho de grande qualidade, que pode abrir portas no mercado profissional.
  5. Permite que o estudante, partindo deste trabalho de qualidade, se aprofunde ainda mais no assunto, fazendo uma pós-graduação, publicando artigos e livros e se tornando um especialista no assunto.
  6. Proporciona a experiência de um aprendizado envolvente e prazeroso, mas que requer responsabilidade e maturidade, o que colabora para o amadurecimento e enriquecimento intelectual e pessoal do acadêmico.

Regulamentos

Bauru Botucatu

Reclassificação


Listagem da reclassificação

Regulamentos de TCC

Bauru

Administração
Direito
Ciências Aeronáuticas
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Engenharia de Produção
Serviço Social
Sistemas de Informação
Pilotagem Profissional de Aeronaves

Comunicados / Documentos

Bauru

Direito


COMUNICADO NTCC Nº 01/2023
COMUNICADO NTCC Nº 01/2024

Administração CRONOGRAMA/2024
Ciências Aeronáuticas COMUNICADO NTCC Nº 02/2023
Ciências Econômicas COMUNICADO NTCC Nº 03/2024
Engenharia de Produção COMUNICADO NTCC Nº 02/2024
Serviço Social COMUNICADO NTCC Nº 04/2024
Projeto de Pesquisa Projeto de Pesquisa
Artigo Cientifico Artigo Científico 
Sistema de Informação COMUNICADO NTCC Nº 05/2023

Manual de Trabalhos Acadêmicos

Clique aqui


Área de Atuação dos Docentes

Bauru

Agendamento Bancas 2024

As datas e a composição das Bancas poderão ser a alteradas, favor consultar a atualização.
Clique nas datas abaixo para consultar os horários (atualizado 12/04/2024)

Clique aqui  e verifique as datas

Instituição Toledo de Ensino - ITE © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: